sexta-feira, 18 de julho de 2008

Idea.... Boa Idea!

Quando conheceu a minivan da Fiat, administrador idealizou um projeto que se tornou real com rodas 18”, suspensão rebaixada e som pesado...








Enquanto rolava uma seção de fotos para Maxi Tuning, o administrador de empresas Yussef “Careca” Burtet, começou a olhar o Fiat Idea da equipe de reportagem com bons olhos. “Foi a primeira vez que olhei esse carro em detalhes. Logo idealizei um projeto na minha cabeça”, relembra.
Depois da paixão a primeira vista, Careca decidiu cancelar o negócio fechado com uma Saveiro e adquiriu um Idea 1.4 2006, com 14 000 km rodados. O mesmo ficou original por pouco tempo, até Careca encostá-lo na oficina onde ele é gerente, a Nota 10 Suspensões, de Curitiba, PR.
Careca optou por instalar um sistema de suspensão a ar básico, do tipo frente e traseira. Quatro bolsas de ar tratam de “escolher” a altura do Idea, enquanto seis solenóides formam o sistema de estabilidade. “Colocamos uma em cada ponta de eixo e um no centro de cada eixo. Eles evitam que o carro ‘flutue’ nas curvas”, explica o proprietário.
As rodas originais de 14” deram espaço para réplicas da Lamborghini Gallardo, da Sportiva, de 18”, calçadas com pneus Hankook 215/35. “Ando com o carro um pouco abaixo da altura média. Para mim, é confortável e fica bonito”, comenta. Indagado se é possível andar totalmente baixo, Careca brinca: “Claro! Só não faz curva”. Por fora, o administrador evitou mais modificações. “Apenas instalei um kit xenônio de 8 000 k nos faróis alto, baixo e milha”, explica.
Em busca de um sistema de som multimídia, Careca decidiu encostar seu Idea por uma semana na loja MC3 Audio System, também da capital paranaense. O painel abriga além de três instrumentos Metrika, de monitoramento da suspensão a ar, a unidade principal do projeto, um DVD-player Pioneer AVH-P5900, com tela deslizante de 7”. Médio-graves e agudos são reproduzidos por meio de dois kits duas vias Bravox, de 6” na frente e 5” na traseira.
Sobre o painel, estão dois tweeters, enquanto a dupla de midbass está instalada nos locais originais das portas. Na traseira, todos os equipamentos do segundo kit (tweeters, midbass e crossovers) dividem o espaço original na parte inferior das portas. No porta-malas está o grande destaque do sistema: um subwoofer MTX de 15” e 1 500 W RMS. Pesando 37 kg, ele ocupa uma caixa selada, feita de madeira MDF e fibra vidro. É dele que vem graves potentes para satisfazer Careca e tremer toda a carroceria da minivan.
Ao lado do subwoofer, permanece um amplificador MTX 8502, de 1 000 W RMS, que potencializa ainda mais as freqüências baixas do som. Quem “sustenta” os kits é o outro amplificador MTX, de 750 W RMS e quatro canais, montado sob o banco traseiro. “Fiquei bem satisfeito com o sistema, pois eu buscava graves fortes para ouvir muito hip-hop”, define Careca.