sábado, 9 de agosto de 2008

RESOLUÇÃO 262 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2007



Esta é a lei que todos os apaixonados por carros esperavam....



Apartir de 01 de maio de 2008 fica liberado a circulação de veículos rebaixados. A nova determinação permite o rebaixamento por sistemas fixo de suspensão, ou seja, continua proibido o rebaixamento por suspensão de rosca ou a ar.

Para se legalizar o veículo devemos seguir um procedimento simples, que consiste em 3 etapas:


1- Pedir a autorização para a legalização. Deve-se procurar o Detran e fazer uma vistoria prévia, aquela de transferencia, onde é visto itens básicos de segurança como iluminação, estepe, chave de roda e extintor, tudo resolvido é emitido a autorização. Neste primeiro passo o carro ja pode estar rebaixado !


2- Inspeção veicular. Procurar um orgão credenciado para fazer a vistoria, neste processo o veículo é colocado numa plataforma de testes, onde é verificado o trabalho de suspensão, a altura, freios e rolamentos de roda. Para a aprovação é exigido um funcionamento perfeito dos amortecedores e molas, num carro rebaixado, dependendo do grau do rebaixamento, é normal gerar o fim de curso da suspensão (carro duro) e isso não é permitido, em função disso é aconselhado o uso de molas esportivas e amortecedores encurtados(retrabalhados) onde mesmo com o carro baixo a suspensão trabalha num nível mais próximo ao original, não pode também molas cortadas ou esquentadas. È importante frisar que nesta vistoria é testada todos os itens de suspensão e estas peças tem que estar em perfeito estado. È pedido também as notas fiscais de peças e serviços executados para fazer o rebaixamento do carro e nesta nota tem que constar os dados do proprietário e do veículo.


3- Homologação. Com o laudo da inspeção veícular em mãos,voltar ao Detran e fazer nova vistoria, onde vão averiguar se a altura medida confere com a constante do carro.



Depois de tudo resolvido é só pegar o DPVAT(documento de rodagem) ja com as medidas do carro, a altura mínima permitida é de 48cm da base do farol ao solo e o custo total estimado da legalização chega a R$300,00.

Todos os carros que aparecem nesta reportagem tiveram sua suspensão retrabalhadas com conjunto de molas esportivas e amortecedores retrabalhados (encurtados) .